(041) 3014-0250 / 3076-4972 contato@muratron.com.br
Escolha uma Página

Já teve medo de ligar o aparelho na tomada e a chave cair? Ou, então, nos dias de chuva intensa? Quando o assunto são instrumentos musicais, toda atenção é pouca – afinal, além do investimento financeiro, existe também o apego emocional.

Há uma série de cuidados que podem ser adotados para garantir que o seu instrumento continue funcionando perfeitamente. A Muratron hoje traz dicas para você evitar os danos elétricos e treinar seus fundamentos com tranquilidade.

Corrente elétrica

O primeiro cuidado a ser tomado é verificar o estado da corrente elétrica no local em que deseja tocar. Não precisa necessariamente utilizar um equipamento para medir correntes, mas sim verificar se ela apresenta indícios de meia-fase.

O estado de meia-fase oferece grande perigo para eletrônicos em geral justamente pela instabilidade na corrente. Mas, mesmo com esta condição, ainda é possível ligar o seu instrumento, desde que com a devida cautela.

Para isso, os cuidados que você pode tomar incluem o uso de estabilizadores, de módulos isoladores ou de no-breaks. Este tipo de equipamento ajuda a isolar o instrumento; assim, caso haja alguma variação inesperada de corrente elétrica, é o equipamento conectado à rede que irá queimar e segurar a carga.

Em caso de chuvas

Outros podem ainda ficar receosos de usar o instrumento elétrico durante um período chuvoso, mas isso, na maioria das vezes, não precisa ser temido.

Se a chuva for de tamanho razoável e não ocasionar nenhuma alteração na corrente do local (oscilação de luzes, meia-fase), é seguro plugar o seu instrumento, ainda mais com a adoção dos métodos citados acima.

Já em caso de chuvas com raios, os cuidados são diferentes e mais rigorosos. Nestas situações, os métodos para isolar o instrumento da corrente não são o bastante, pois a própria corrente pode sofrer com a carga recebida das descargas elétricas. Mas o que deve ser feito, então?

Uma ótima alternativa é a adoção de disjuntores com um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS). Esse tipo de dispositivo faz com que a carga que chega através dos raios não passe para o circuito domiciliar. Caso essa opção não esteja disponível no momento da tempestade, a melhor alternativa é retirar o instrumento da tomada.

Queimou. E agora?

Se o instrumento foi queimado, existe conserto, sim! Mas ele depende muito das avarias sofridas por cada aparelho. Algumas perguntas são comuns nesta hora: existe alguma fonte externa? Que componente do equipamento foi realmente danificado? Quanto custa a troca da peça em questão?

A depender do seu conhecimento em Elétrica e Eletrônica, e caso você avalie que o reparo vale a pena, o aparelho pode ser facilmente consertado. Mas, mesmo assim, não se compara à facilidade de apenas prevenir essa forma de acidente.

Onde encontrar os equipamentos sugeridos para evitar avarias decorrentes das variações de energia? A maioria destes itens pode ser facilmente comprada em casas de eletrônicos e peças elétricas.

Que tal se proteger de uma vez contra os riscos? Dê uma passada na Muratron e adquira tudo que é necessário para não precisar interromper as suas sessões de ensaio!