(041) 3014-0250 / 3076-4972 contato@muratron.com.br
Select Page

Os cabos são uma das peças mais importantes para o bom funcionamento de nossos eletrônicos, mas também necessitam de um cuidado a mais na hora de serem utilizados.

Com casos recorrentes de má conexão, diminuição de sua funcionalidade ou até quebra do material, é muito importante conhecer bem como lidar com esse tipo de material e saber bem dos devidos cuidados a serem tomados para que sua vida útil seja mais duradoura e garantir por mais tempo um ótimo funcionamento de seu eletrônico.

Mostraremos, no decorrer deste texto, algumas formas de manter a qualidade e a segurança de tais cabos.

Com quais cabos devo tomar cuidado?

As técnicas que iremos abordar neste texto não se limitam a apenas um tipo de cabo, ou cabos de uma mesma funcionalidade.

Mesmo assim é necessário que, para um bom funcionamento, sejam tomadas algumas precauções, por conta da composição dos cabos hoje em dia: eles são feitos de uma capa protetora por fora e seu verdadeiro conteúdo está dentro, mas nem sempre essa capa os protege contra algumas formas de uso.

Um bom exemplo é como o cabo está posicionado: muito esticado ou dobrado de forma mais acentuada do que deveria. Para que isso seja evitado, é importante tomar algumas precauções, mas a mais recomendada é a compra de um cabo com qualidade comprovada, que tenha um revestimento forte e bons conectores.

Forma de enrolar e como guardar

Como dito anteriormente, os principais cuidados a se tomar são a forma de se enrolar e guardar o cabo.

Para enrolar corretamente, é necessário esticá-lo e, depois, segurando em uma das pontas, iniciar o processo de fazer anéis com o cabo, com um diâmetro seguro para que não fique muito tenso nem muito frouxo. É importante também que o cabo seja preso com uma ou duas fitas de velcro, ou algum outro material que segure a forma feita, devendo estas serem colocadas perto dos conectores.

Já em relação a como guardá-lo, essa parte se torna mais simples: o ideal é que não exista nenhum peso ou algo prendendo o cabo de forma que quebre seus componentes internos. Outra boa dica é deixá-lo em um local separado dos demais equipamentos, para que não haja uma disputa de espaço e não ocorra o desgaste do material.

Quando devo trocar meu cabo?

Essa pergunta é um tanto simples de se responder: é ideal que o cabo seja trocado quando ele apresenta mau contato ou não funciona mais.

Para isso, o ideal é sempre testar se o problema é apresentado em ambos os conectores ou se apenas a reposição da peça já soluciona o problema. Outra boa forma de prevenir é notar quando há desgaste aparente na parte exterior, dessa forma podendo repor o material antes mesmo que um problema mais grave venha a acontecer.

E aí? Está com suas técnicas em dia? Precisa comprar uma peça para reparo ou um novo cabo para seu aparelho? Tudo isso você encontra aqui na Muratron! Confira em nosso site e fale pessoalmente com nossos vendedores!