Os equipamentos wi-fi são uma tendência irreversível porém, backbone que são as redes principais de dados trafegados pela internet ainda precisam ser cabeadas. E não é somente marca que lhe garante qualidade no cabo de rede!
Existem diferenças de padrões entre os cabos de rede que, em alguns casos, podem influenciar de alguma forma na qualidade de transferência de dados. Cat é a abreviatura de categoria, logo o número que vem depois é a categoria que pertence o cabo. Basicamente, existem esses padrões de cabos de rede: Cat5, Cat5e, Cat6, Cat6a e Cat7, conheça um pouco mais sobre eles:
Cat5: Teoricamente, os cabos do padrão Cat5 podem suportar velocidades de transferência entre 10 Mbps e 100 Mbps. Utilizado mais, atualmente, em instalações de câmera de segurança e interfonia digital.
Cat5e: Letra ‘e’ é de Enhanced que significa melhorado. Essa melhoria se deu principalmente pela composição 100% cobre e padrões mais modernos de produção. A melhoria diminuiu o crosstalk ou diafonia a qual é a transmissão de sinais indesejados de um canal para o outro famosa interferência. O Cat5e tem a capacidade de levar até 100 mbps, até hoje foi um dos cabos mais usados no mercado. Outra vantagem é a redução de interferência nas transmissões. Na prática, o padrão se mostra mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis.
Cat6: A geração seguinte de cabeamentos é conhecida como Cat6, que inclui mais algumas melhorias. O nível de interferência é consideravelmente baixo e em alguns casos o padrão pode suportar velocidades de até 1 Gigabits. Em uma rede doméstica ou comercial você vai usar todo o potencial de um pacote com as operadoras com sinal via fibra óptica.
Se o seu propósito é transferência de arquivos entre computadores, jogos on-line e streams usar cabos mais novos, como os do padrão Cat6, pode significar um ganho de velocidade. Porém, vale lembrar que você vai precisar mais do que apenas cabos compatíveis com o formato mais recente. É preciso que o roteador e as placas de rede das máquinas também estejam adaptados a esse padrão.
A evolução dos sistemas estruturados de cabo UTP que usam CAT5e para dados e telecomunicações oferecem aos projetistas de sistemas de vigilância com câmera, uma forma avançada de instalar CFTV. Portanto, as redes de vídeo com cabo UTP podem fornecer uma solução direta para os problemas de longa distância, grande quantidade de câmeras e eventuais ampliações do sistemas e assim reduzir drasticamente os custos de instalação e manutenção. Para usufruir das vantagens da transmissão de sinais sobre o cabo UTP foram desenvolvido os conversores de vídeo, ou como também são conhecidos, baluns (parceiro de impedância). Através do sinal balanceado é possível transmitir a imagem da câmera do circuito fechado de televisão (CFTV), com qualidade, até próximo dos 3.000 metros, além de garantir imunidade contra interferências externas e atenuação de sinal.
Como qualquer tipo de cabo, existem hoje no mercado os cabos de rede de boa qualidade que atendem aos padrões e os cabos que acabam alterando componentes para reduzir os custos comprometendo a performance final do sinal. Fique atento!
ENCONTRE AQUI cabos que possuem a certificação da Anatel. Garantindo qualidade.